Memória Vanguarda: relembre o que foi notícia na região há mais de 30 anos
10/05/2025
(Foto: Reprodução) Quadro do Link Vanguarda resgata a história e momentos marcantes vividos pelos moradores da região do Vale do Paraíba. Memória Vanguarda: relembre o que foi notícia na região há mais de 30 anos, no dia 10 de maio
O Link Vanguarda exibiu no telejornal deste sábado (10) o quadro Memória Vanguarda, que resgata a história e momentos marcantes vividos pelos moradores da região do Vale do Paraíba.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Neste sábado, o quadro resgatou três momentos que foram notícia há mais de 30 anos.
Confira abaixo:
Papa Bento XVI na abertura do Conselho Episcopal Latino-Americano, em Aparecida, em 2007
Reprodução/TV Vanguarda
13 de maio de 2007
No dia 10 de maio de 2007, as ruas de Aparecida ganharam uma movimentação diferente, era o começo da mudança de rotina para os moradores e para os visitantes da cidade.
Um forte esquema de segurança era ensaiado, e os comércios e hotéis se adaptavam nos preparativos para receber a visita do Papa Bento XVI. O pontífice esteve em Aparecida para participar da abertura do Conselho Episcopal Latino-Americano.
A visita deixou um marco histórico: uma missa campal no estacionamento da basílica, com mais de quinhentas mil pessoas. Esse lugar onde houve a celebração, inclusive, recebeu o nome de tribuna Bento XVI.
Vacinação contra a gripe
Reprodução/TV Vanguarda
3 de maio de 1995
Há 30 anos, a gripe também já era manchete, na região. Em 1995, fábricas como a Volkswagen, em Taubaté, registravam 15 faltas por dia por causa da doença. Em empresas menores, o prejuízo com atestados chegava aos 100 mil dólares por mês.
Na época, a alternativa era investir em vacinas importadas da França. A vacina da Influenza começou a ser aplicada e distribuída de graça pelo sistema único de saúde, o SUS, quatro anos depois, em 1999.
Aranha 'Xuxa'
Reprodução/TV Vanguarda
11 de maio de 1989
O tempo também trouxe curiosidades. Há 36 anos, uma das mais importantes funcionárias da Embraer era uma aranha.
Batizada de 'Xuxa', por fazer sucesso e ter partes amareladas, ela foi encontrada em 1989 por um instrumentista mecânico da companhia, em Monteiro Lobato.
Os fios das teias que a Xuxa produzia eram considerados mais resistentes e, na época, eram usados nos chamados teodolitos antigos, equipamentos que eram utilizados nas montagens e inspeções de gabaritos que serviam de suporte para a fabricação de aviões.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina